segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O museu de Israel e Google digitalizam manuscritos do Mar Morto.






           Não sei se só eu sou assim, mas de vez em quando, lendo a bíblia, me pego pensando em quem escreveu, como escreveu, como essa pessoa era, como era sua letra...
           Pois bem, a Google juntamente com o Museu de Israel tiveram a iniciativa de digitalizar um dos testemunhos mais antigos, o livro de Isaías,  e disponibilizá-los na internet para que qualquer pessoa no mundo possa acessar. Imagens já foram disponibilizadas antes na internet, mas desta vez está disponível em alta resolução e com trechos que antes eram invisíveis a olho nu. A tradução, por enquanto, é feita apenas para o inglês.

           “O livro de Isaías é como uma bíblia em miniatura. Os primeiros 39 capítulos (como os 39 livros do Antigo Testamento) são repletos de julgamentos sobre homens morais e idólatras. Judá pecou, as nações vizinhas pecaram; a terra inteira pecou. O juízo vai chegar, porque Deus não pode permitir que pecado assim tão ostensivo fique impune para sempre. Os últimos 27 capítulos, porém (como os 27 livros do Novo Testamento), declaram uma mensagem de esperança.  O Messias está vindo como Salvador e Soberano para suportar uma cruz e usar uma coroa”.  (Bíblia de recursos APEC)

             Yesha ‘Yahu  (Isaías) significa Jeovah é a Salvação. O nome é um excelente resumo do conteúdo do livro.
                                                                                                               
             Ter acesso à esse texto original é como viajar no tempo, é como se pudessemos chegar mais perto de quem foi um dos maiores profetas da bíblia, poder ver o livro exatamente como foi escrito, é de emocionar qualquer um que tem amor à Palavra. Mas do que ler, decifrar, a Palavra é algo para se sentir.

Isaías 54:17
"Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário